Após a chegada
à Air Cargo Pack, almoçamos com as filhas do Capitán John Agudelo, ex-piloto de
linhas comerciais e proprietário da empresa. Fomos muito bem recebidos por
todos os funcionários, que já nos aguardavam, em função dos contatos mantidos
com o Capitán via e-mail. A empresa é muito bem estruturada e a escolha dela
parece ser a melhor opção para um transporte seguro das motos da Colômbia ao
Panamá, ou no sentido inverso. Fizemos questão de conversar com o Capitán John
para entender todos os detalhes da operação, fazendo com que algumas questões ficassem
mais claras a partir dos relatos obtidos em outros blogs. Vale destacar o
seguinte: 1) a Air Cargo adota todas as providências necessárias à legalização da
saída da moto da Colômbia, através de despachante contratado para tanto, cujo
custo já esta englobado no preço do transporte; 2) A possibilidade de voar
junto com as motos depende da disponibilidade de lugar na cabine do avião, um Boeing
727, o que nos foi permitido, e cujo custo não faz parte do pacote. Fazer contato
prévio com o Capitán é necessário para que isto possa ser autorizado pela empresa
proprietária dos aviões. O envio da documentação da moto, passaporte, CNH e documento de ingresso da moto na Colômbia ou Panamá, via email, facilita as coisas (tais informações
serão colocadas no site da empresa); 3) A empresa voa regularmente de Bogotá
para a Cidade do Panamá, de segunda a sexta, com saída em torno das 8 da noite,
mas a entrega da moto deve acontecer antes do meio dia, pois os procedimentos
burocráticos, inclusive os que exigem a nossa participação, tomam a tarde inteira;
4) A chegada no Panamá, para a hipótese de se voar junto com as motos, ocorre
no terminal de cargas, lugar absolutamente deserto às 11 da noite, sem taxi ou
qualquer coisa equivalente. Fazer um contato prévio com algum serviço de
transporte é indispensável. Para nossa sorte, fomos surpreendidos pelo Capitán
com um pedido para que o Senõr Daniel Montoya nos esperasse lá, que nos trouxe
ao hotel, muito distante do aeroporto. Ficar em um hotel próximo do aeroporto
ajuda para buscar a moto no dia seguinte, que somente é liberada após uma peregrinação
em busca de 3 carimbos, sendo o mais complicado o da Aduana, que funciona até
as 16 horas nos dias de semana e até as 12 no sábado. Domingo não abre.
Informações à
parte, o mais emocionante de todos estes acontecimentos foi voar na cabine do
727, acompanhando de perto todos os procedimentos, em especial a aproximação da
Cidade do Panamá e o pouso perfeito, mas que parece que não vai ser porque não estamos
acostumados a ver a pista aumentando de tamanho bem na nossa frente. A sensação
é que aquelas toneladas de aço vão se arrebentar no chão. Uma das sensações mais
impressionantes que já senti. Valeria pagar apenas para fazer isto.
Chegando no
Panamá fizemos o tradicional passeio ao Canal, outra obra de engenharia que se
destaca, especialmente porque foi concluída em 1914 e continua em pleno
funcionamento, com grande parte dos equipamentos da época.
DADOS DA
VIAGEM:
18/01/2013
Tempo de voo
– 1:15h
Distância: ....
km
Hospedagem: Hilton
Garden Inn Downtown – Avaliação: Excelente /Preço: muito bom (booking.com)
esta estratégia de escrever algumas palavras em espanhol, se é que estão certas, é aprendizado de algum curso on line de "como tentar prender a atenção do leitor" !
ResponderExcluirmuito boas as fotos e interessante esta parte logística da viagem! aguardo notícias dos próximos capítulos!!
abraços
G.Wolff
As palavras estão certíssimas. Vou mantendo você informado.
ExcluirAmigos Ruy e Juliano
ResponderExcluirTenho acompanhado a aventura de vcs.Ontem estive com o Fernando, e falei da viagem maravilhosa, de que voces estão fazendo, e ele me perguntou do comportamento das motos.
Houve algum problema com elas, como voces estão fazendo a manutenção, troca de oleo, etc.
Quando puderem me respondam para eu me preparar para minhas viagens atraves da experiencia de vcs
Grande abraço e boa viagem.
Renato Queiroz
Oi Renato : Bom ouvir suas notícias ! As motos estão excelentes. Só tive um problema com o "piloto automático" que mantém a velocidade. Passei WD40, resolveu por um dia mas voltou a aparecer. Sem moleza - tem que ficar com a mão no acelerador o dia inteiro... O Juliano completou o óleo do motor ( 500 ml ). Na próxima você vem junto grande Renato !!!!
ExcluirJuliano e Ruy muito legal a viagem podem ser guia nas proximas viagem para os Alces que tiverem coragem. Abraços e sucesso aqui estamos sempre pedindo a proteção Dele para voces estradeiros. Murilo
ResponderExcluirOs Alces são os mais valentes e corajosos. Acho que todos irão!
ExcluirJuliano como as coisas estao tranquilas por aqui, porque voce nao estica essa viagem até o Alaska? Aí sim eu iria respeitar. Qualquer coisa se mudar de planos me avise!!
ResponderExcluirAbraços fiquem com Deus
Acho que vou então!
ExcluirSacanagem, quando passei por aí, no ano passado, não permitiram ir junto com a moto, disseram que fazia um mês que havia mudado as regras, agora voltaram a permitir.
ResponderExcluirGastei U$ 400,00 com a passagem pela empresa Copa (pela Air Cargo foi os mesmo U$ 1.000 em cash). Nelson Duarte dos Santos
Só agradecer pelas preciosas informações. Sairei de Rio do Sul, SC no dia 30 de Abril de 2014 em direção a Fairbanks, Alaska. Uma das principais dúvidas era quanto a travessia entre Colômbia e Panamá, se faria de veleiro por Cartagena ou de avião por Bogotá. Vai ser de avião, certamente. Parabéns por sua tão bem documentada aventura e mais uma vez, obrigado pelas informações. Serginho Silva.
ResponderExcluirBom dia Sergio : Venha nos visitar aqui em Curitiba para uma boa conversa ao vivo - Ruy 9977-8100 /
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