quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

14° DIA – QUITO – SAN JUAN DE PASTO (COLOMBIA) (VISÃO JULIANO)


A estrada que sai de Quito e leva à Colômbia (Paranamerica) passa por lugares com paisagens muito bonitas. Muitas curvas, subidas e descidas, com visuais impressionantes. Mas estas mesmas características impedem que consigamos rodar de forma satisfatória. Saímos de Quito às 6:25 e, apenas 265 quilômetros e 5 horas depois, chegamos à fronteira com a Colômbia. É impossível render mais que isto. Como as distâncias por aqui são medidas em horas e não em quilômetros, já se pode imaginar que o relevo é determinante para se estabelecer quanto tempo demora para chegar em algum lugar. Muitos dos locais nem sabem a distância a dada cidade, mas sabe quanto tempo dura a viagem. Em "auto" e em "bus". Quando perguntamos, no entanto, dizem que nas nossas motassas leva muito menos tempo. Eles devem achar que as motos são aviões, que vão voando até o destino, mas na realidade sofremos igual aos carros.

Deixamos o Equador sem nenhum problema com a polícia. Uma única verificação de rotina hoje, próximo à fronteira. O Ruy diz que nosso santo é forte. Encontramos uns brasileiros de Boa Vista que não tiveram a mesma sorte, tendo sido multados pelo uso de insufilme e por terem entrado em Quito no dia que a placa do carro deles era proibida de circular. Nunca eu diria que o rodízio se aplicaria a estrangeiros. Resultado: multa e apreensão do veículo.

Na fronteira, trâmites rápidos (por não ter fila) para sair do Equador e entrar na Colômbia, consumiram 1:30h da nossa paciência, unicamente em função dos procedimentos de admissão temporária das motos. Mas não tem como escapar desta. Não pagamos o SOAT porque aqui entendem que não podemos ser obrigados a pagar um seguro contra terceiros se nosso próprio seguro cobre este tipo de sinistro. Como contratamos adicionalmente com nossas seguradoras a “extensão de perímetro”, para países de fora do Mercosul (mas apenas da América do Sul), estamos OK.

DADOS DA VIAGEM:
16/01/2013
Partida: 6:25h
Chegada:  17h
Distância: 350 km
Consumo médio: 18 km/l
Temperatura Mínima/Máxima: 22/25°C (Trecho de montanha: 13°C)
Trajeto: Panamericana Norte (E-35), via Cayambe, C-25
Hospedagem: Hotel Agualongo – Avaliação: Bom /Preço: bom (reserva - balcão)  

Postos de Combustível: Encontrados a distâncias tranquilas. Aceitaram somente efectivo;



Tulcan - cidade mais alta do Equador

Colombia - trecho de cordilheira
 


Ruy se agasalhando

4 comentários:

  1. Otimo cenario! Sem chance de render mais, so se tivesse uma tirolesa pra moto! Ja que nao ta fazendo nada por ai podia tentar explorar esta ideia genial! E esta foto que vc tirou do Ruy esta suspeita, " se agasalhando" foi invencao tua pra minimizar a falta de banheiros na estrada! Abracos G. Wolff

    ResponderExcluir
  2. Ju, lindas fotos! Que bom que esta correndo tudo bem! Vao com calma... Bjs com muiiiiita saudades. Mi

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a estes corajosos viajantes se cuidem. Bela viagem bons relatos

    ResponderExcluir
  4. De murilo para estes corajosos viajantes se cuidem estamos acompanhando.

    ResponderExcluir