sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

1° DIA – F. BELTRÃO – CORRIENTES (VISÃO JULIANO)


Devido a uma pequena dose de ansiedade, combinado com o filet mignon servido próximo das 22 horas, consegui dormir lá pelas 2:30 da madrugada, para acordar antes do despertador tocar, perto das 4:40. Pouco sono significou muito cansaço no primeiro dia. Saímos cedo de Beltrão e chegamos na Fronteira Brasil-Argentina, em Dionísio Cerqueira-SC, às 7:10. Já preparados para o pior, mas nem tanto, já que eu estava mais do que confiante que estávamos fazendo tudo do jeito mais correto (já tínhamos conversado pessoalmente e por telefone com os Auditores Fiscais de Curitiba e de Dionísio, dentre outros), gastamos 1:30h na Receita Federal para fazer nossa Declaração de Exportação Temporária das motos (que já havíamos levado pronta mas teve que ser refeita), algo que a maioria das pessoas que sai do país não faz, pois geralmente voltam pelo mesmo meio, ou seja, terrestre, rodando com o veículo. Quando isto não ocorre, a DSE é o único instrumento para que se possa trazer as motos de volta ao país sem maiores problemas – os quais, aparentemente, sempre existirão, em função da falta de uma verdadeira padronização de procedimentos pela Administração Pública Federal. Relatos de vários motociclistas nos fizeram ver a importância de estudar a legislação sobre o tema, inclusive com a contratação de empresa especializada nao tema, a Brazilian Trade, com o objetivo de evitar problemas no retorno das motos ao Brasil.

Superado este entrave burocrático, rodamos tranquilamente pela Argentina, com várias paradas em postos policiais, sem que ocorresse qualquer tentativa de se causar “embaraço” aos viajantes. Muito calor e velocidade inicialmente baixa fez com que chegássemos em Corrientes às 21:10, no horário de Brasília, já que aqui ainda era 20:10.

DADOS DA VIAGEM:

03/01/2013
Partida: 6:15h
Chegada: 21:10h
Distância: 735 km
Consumo médio: 15 km/l
Temperatura Mínima/Máxima: 15/35°C
Trajeto: BR 280 até Dionisio Cerqueira, R 17 a Eldorado, R 12 a Corrientes;

Saída de Beltrão

Receita Federal na Fronteira

Kelvi e Sr. Bruno emocionados na Fronteira

Costanera em Posadas

Descanso em gramado ao lado de um YPF

2 comentários:

  1. Bom dia! Sempre muito clara, objetiva e definitiva as regras e leis neste país!! Piada! Vale a interpretação do fiscal, sempre! Pra que facilitar se da pra dificultar muito! Este é o lema. Agora para de desculpa de filet mignon, o nome disso foi cag. . o! Bom dia de viagem, parabens pelo niver da Michele e acho que vcs devem encontrar a estrutura do Dakar no domingo, eles largam amanhã. Abraços, gustavo wolff

    ResponderExcluir
  2. Boa Sorte aos viajantes, e que Deus abençoe vocês nesta empreitada corajosa e emocionante.

    Abração João

    ResponderExcluir