sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

28° E 29° DIAS - TUXPAN - BROWNSVILLE (EUA) - HOUSTON (VISÃO JULIANO)

Para os que ainda não sabem, chegamos aos EUA. Emocionante, enquanto conquista de um objetivo, mas um pouco frustrante, pelo tratamento dispensado na fronteira. O procedimento migratório foi rápido e objetivo. Fronteira de pequeno porte e com funcionários suficientes para o trabalho. Na hora do permit para as motos, perguntas e mais perguntas e má-vontade em ver que tinhamos visto válido para ingresso nos EUA e que saímos do Brasil e viemos até aqui para não para ficarmos para sempre, mas como o destino de uma longa viagem. Autorização concedida, veio o alerta para da próxima vez trazermos documentação hábil a comprovar a origem das nossas receitas financeiras e vínculo com o Brasil, como no caso da concessão do visto. Talvez este seja um procedimento desta fronteira em específico, talvez seja algo novo. Mas ficamos um pouco preocupados durante a série de questionamentos, e mais ainda quando o agente aduaneiro, depois de tudo já certo, me confirmar que poderíamos ter o permit negado. Imagine cruzar a  América do Sul e Central inteira pra não entrar nos EUA?! 

Antes de chegarmos aqui, saímos de Tuxpan para rodarmos com muita neblina por quase 2 horas. Estradas um pouco esburacadas e com bastante movimento até Tampico. Depois de lá, trechos excelentes. Velocidade de cruzeiro 160km/h. Não andamos nesta velocidade, obviamente. Dá para fazer tranquilamente até a fronteira em Matamoros no dia, chegando cedo lá. Não conseguimos chegar porque tivemos um pneu furado e uma sessão "encontros e desencontros" no caminho. Como para a GS não existem muitos obstáculos, fiquei um pouco para frente do Ruy em um trecho de chão, onde estão refazendo a rodovia. Bem ali furou o pneu traseiro da moto dele. 50 km depois, senti a falta do Ruy. Conversei com alguns viajantes e descobri que ele estava me esperando. Voltei para buscá-lo e depois de muito rodar, não vi ele e consegui passar do lado da moto dele, que estava parada quase no meio da estrada. Como o Ruy tem carro bom e não usa serviço de guincho há muito tempo, não sabia que precisava esperar ao lado do veículo, para facilitar o serviço do resgate. Sem explicação, não vi nem ele nem a moto e rodei mais 12 km até um ponto em que sabia que tínhamos passados juntos. Depois, no reencontro, foi só alegria, mas só encontramos o furo porque eu tinha a bomba de ar elétrica, porque os cilindros de ar não mostravam o problema. Vale a pena carregar o equipamento.

No trajeto até a fronteira fomos parados em alguns postos de controle militar e a presença da polícia federal é constante. Todos com quem falamos dizem que a região é muito perigosa, mas enquanto há "vigilância", ou seja, até as 19 horas, o problema é bem pequeno, o que foi confirmado pelas autoridades locais. O que não dá para entender é por que então não se tem presença policial também à noite, forçando os "mafiosos", como os bandidos são chamados, a diminuírem suas ações criminosas?! E isto ocorre não só no México, como já mencionamos antes.

Hoje viemos da fronteira americana até o subúrbio de Houston, com as estradas que todos gostaríamos de ter no Brasil. Mais de 600 km em 7 horas de viagem. GPS funcionando milimetricamente, postos de gasolina por tudo, lanchonetes, restaurantes, enfim, estamos nos EUA. As estradas são tão boas que até perde a graça. Estamos pilotando só por instrumentos.

DADOS DA VIAGEM:

30/01/2013 -  TUXPAN - BROWNSVILLE (EUA)
Partida: 7:30h
Chegada: 22:30h
Distância: 812 km
Consumo médio: 12 km/l
Temperatura Mínima/Máxima: 24/29°C (chegada com 18°C)

Trajeto: ...;
Hospedagem: Motel 6 – Avaliação: just a cheap motel, conforme quem nos indicou o lugar /Preço: caro (balcão)
Postos de Combustível: Encontrados a distâncias tranquilas. Aceitaram efectivo e cartão de crédito;
Fronteira: Entrada EUA:  US$ 6 permit


31/01/2013 - BROWNSVILLE - HOUSTON
Partida: 10:45h
Chegada: 17h
Distância: 620km
Consumo médio: 17 km/l
Temperatura Mínima/Máxima: 22°C (chegada com 18°C)
Trajeto: I77, I59, US 10;
Hospedagem: Quality Suites – Avaliação: muito bom /Preço: excelente (balcão)




Último dia de México






Polícia Federal do México


Tietagem


Andres e Silvestres - deram um retoque no pneu da moto do Ruy


Salindo do México



Quase lá....





Texas


É tudo a mesma coisa...



Aqui também tem pedágio 





8 comentários:

  1. Parabéns pela conquista, agora já está bem próximo do objetivo final.
    Vou continuar acompanhando tudo, até o retorno das motocas, para ver se os documentos que fizeram na saída do Brasil valeu de alguma coisa.
    Good Luck. ;-)

    ResponderExcluir
  2. bem merecido o seu sono enfim lá!!!!!!!!!!parabéns te amo muito
    tia ize

    ResponderExcluir
  3. Pelos vistos agora é só alegria, Juliano melhor, objetivo alcancado e na bagagem muitas histórias, parabéns aos dois.

    ResponderExcluir
  4. PARABENS! PARABENS!! Orgulhosissima dos dois aventureiros! Que maravilha chegar nos EUA depois de todos os lugares que passaram! Sonho realizado!! Abraços Michele K

    ResponderExcluir
  5. Cordial saludo

    Ruy y Luciano, me alegra que esten bien, he seguido los comentarios sobre su aventura. Ya en estados Unidos espero las cosas se les faciliten mas aunque si lo ven en cada Pais ha existido alguien que los ayuda y cuida.

    Muchos exitos y seguiremos el blog hasta el final. Saludes de los moteros en Colombia..

    ResponderExcluir
  6. Muito bom mesmo aquele teu curso on line de escritor! Colocou aquele melodrama de estomago de borboleta para impressionar a galera, so pra valorizar o final da viagem, que ja estava sem emocao e agora chegaram na civilizacao!! Informacoes daqui dao conta de que se quiser tocar direto pra Pequim, pode ir, os fogos ja estao comprados! Pode deixar que o visto chines eu arrumo e te mando! Imagina, vai ficar muito bom ler os proximos textos com palavras soltas em chines!! Filhote, boa viagem e capricha nos presentes pra galera, nada de ursinho do mickey! Abracos Gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, você foi escolhido como o leitor mais participativo deste blog. Além da quantidade, seus comentários foram de grande qualidade, como este acima. Estamos estudando uma premiação em dinheiro, provavelmente tudo o que sobrou de moedas dos países pelos quais passamos.

      Excluir
  7. Seu Ruy boa noite...pelo visto tudo certo?? Estão perto do destino.Fico muito feliz por vocês, e quanto ao senhor somente gostaria de saber quanto tempo para o livro?? Uma vez que todo homem deve, plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Material agora você deve ter sobrando!!!
    Abração
    Atenciosamente

    André Butzke.

    ResponderExcluir